A aquisição dos automóveis, do modelo Renault Kwid, foi viabilizada por meio de recursos de uma resolução da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), no valor de R$ 660.000, somados a uma contrapartida municipal de R$ 120.000. O investimento total chega a R$ 780.000.
Foco na segurança e no conforto do paciente
A chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanela, destacou que a entrega atende a uma necessidade essencial de garantir a qualidade no transporte sanitário. Segundo ela, o repasse faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado que beneficia toda a região.
"Essas resoluções contemplam não somente o município de Francisco Beltrão, mas vários municípios. Todos os nossos municípios aqui da Regional de Saúde foram contemplados, vindo ao encontro da necessidade de garantir conforto e segurança no transporte sanitário", afirmou Nádia.
Logística e atendimento domiciliar
Os novos carros serão fundamentais para a dinâmica de atendimento tanto dentro quanto fora do município. O Secretário Municipal de Saúde, Edson Concelier, detalhou a logística de uso dos veículos, que engloba o transporte de pacientes para centros de referência e o atendimento nas residências.
Transporte Intermunicipal: Deslocamento de pacientes que dependem de consultas, exames e tratamentos em Curitiba, Cascavel e outras cidades polo.
Logística Interna: Transporte de pacientes da UPA e do Centro de Saúde 18 Horas para hospitais de referência locais.
Serviço de Atenção Domiciliar (SAD): Suporte às equipes que realizam o atendimento direto a pacientes acamados.
Renovação de frota e economia
Além de qualificar o serviço, a chegada dos automóveis zero-quilômetro representa uma importante economia para os cofres públicos. De acordo com o Prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Pedron, a substituição era necessária devido ao desgaste natural dos veículos antigos.
"Estes veículos são importantes porque nós os tiramos da frota de veículos antigos, que têm um alto custo de manutenção. Mas acima de tudo, é porque são veículos que têm contrapartida, mas o mínimo — no geral, não chega a 10%", explicou o prefeito.
Com a nova frota em atividade, o município espera reduzir os custos operacionais com oficinas e garantir que os pacientes beltronenses tenham viagens mais seguras e humanizadas.