AO VIVO:

Estudantes da AABB Comunidade de Coronel Vivida participam do Projeto Aprendizes do Futuro

Robótica e Sustentabilidade: Alunos de Coronel Vivida criam protótipo automatizado para triagem de recicláveis Iniciativa faz parte do projeto "Aprendizes do Futuro", em parceria com o SESI, e foi selecionada para uma competição estadual em Londrina. Coronel Vivida (PR) – Unir tecnologia, educação ambiental e impacto social. Esse foi o desafio assumido pelos estudantes da AABB Comunidade de Coronel Vivida, que desenvolveram um sistema automatizado para auxiliar na separação de materiais recicláveis. O projeto nasceu da observação de uma realidade local: as dificuldades enfrentadas pelos integrantes da Associação de Catadores Vividense.

A iniciativa faz parte do projeto "Aprendizes do Futuro", que promove gincanas sustentáveis com foco na reciclagem e na robótica. Através do programa Mentes Criativas, do SESI, os alunos foram desafiados a encontrar soluções tecnológicas para problemas reais do próprio município.

Tecnologia a serviço dos catadores

Sensibilizados com a rotina de trabalho dos catadores locais — que passam horas em pé realizando a separação manual dos resíduos —, as crianças projetaram um sistema automatizado para triagem de resíduos. Utilizando kits de robótica e programação, o protótipo demonstra como a tecnologia pode dar mais agilidade e dignidade ao trabalho humano.

A coordenadora pedagógica, Alice Lusco Salvi, destaca o impacto da ação:

"Estamos desenvolvendo diversas atividades, como palestras e gincanas, para incentivar a coleta seletiva e a separação correta dos materiais desde a base, com os pequenininhos. O projeto une tecnologia e sustentabilidade para que, no futuro, possamos auxiliar as associações de catadores de forma mais tecnológica e saudável, dando maior celeridade ao trabalho."

Da sala de aula para a fase estadual

O projeto desenvolvido em Coronel Vivida chamou a atenção de uma banca avaliadora do SESI de Curitiba e foi selecionado para participar de uma competição em nível estadual.

O grupo agora se prepara para viajar até Londrina, nos dias 13 e 14 de agosto, onde apresentará a ideia inovadora para todo o estado.

A expectativa e o entusiasmo tomam conta da equipe. De acordo com a reportagem, os alunos e a coordenação estão muito empolgados e esperançosos em trazer uma premiação para o município, coroando um aprendizado que mostra que a educação ambiental é fundamental para a transformação social.


Se gostou compartilhe:

Publicidade

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com este monitoramento.

Aceitar