AO VIVO:

Beltrão sedia encontro "Municípios que cuidam"

Francisco Beltrão Sedia Encontro "Municípios Que Cuidam" para Fortalecer Políticas da Pessoa Idosa A cidade de Francisco Beltrão sediou o encontro "Municípios Que Cuidam", realizado na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP). O evento reuniu representantes de diversas cidades da região que estão em processo de adesão, certificação ou fortalecimento de suas políticas públicas voltadas à pessoa idosa.

O encontro faz parte do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa (PAPI), uma iniciativa de política pública estadual que visa propor um novo olhar sobre o envelhecimento populacional.

Os Três Pilares do Programa

O PAPI estrutura-se em diretrizes fundamentais para garantir a qualidade de vida e a inclusão social da população idosa. Suas ações estão divididas em três pilares principais:

  • Cuidar das pessoas: Oferecer o suporte necessário para a saúde e o bem-estar.

  • Fortalecer as famílias: Garantir que a rede familiar tenha estrutura para dar o amparo adequado.

  • Preparar as cidades: Adaptar a infraestrutura urbana e os serviços para uma sociedade que envelhece.

A realização do evento foi uma ação da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI), desenvolvida em parceria direta com a Prefeitura de Francisco Beltrão.

Defesa de Direitos e Combate à Violência

Durante o encontro, Mariana Neris (da SEMIPI) destacou a relevância de se discutir o tema, especialmente durante o mês de conscientização:

"Temos de combater ainda toda forma de discriminação e violência. E no 'Junho Violeta', nós temos de nos lembrar disso: que é compromisso de todos a defesa dos direitos das pessoas idosas."

O Cenário em Francisco Beltrão

O município de Francisco Beltrão já realizou a adesão ao programa estadual e trabalha na preparação de suas ações futuras. Segundo Felipe Queirós, Diretor da Secretaria de Assistência Social do município, o planejamento foca na longevidade e no acolhimento de forma contínua:

"Hoje nós buscamos, através do trabalho com o prefeito Cleber Fontana, que nos dá essa autonomia de pensar e planejar o futuro mesmo estando no presente... de ampliar os nossos atendimentos com a pessoa idosa nos nossos serviços de convivência, nas nossas unidades de base, nas nossas portas de entrada, justamente para promover uma qualidade de vida e, principalmente, a superação das vulnerabilidades."


Se gostou compartilhe:

Publicidade

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com este monitoramento.

Aceitar