Uma Reflexão sobre a Intimidade e o Olhar Compassivo
A celebração contou com a presença especial de Frei Alisson Zanetti, vindo da Paróquia São José do Patrocínio, de Coronel Freitas (SC). O tema da noite foi inspirado na passagem bíblica de Mateus 7, 5: "Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão".
Em sua homilia, Frei Alisson ressaltou a importância da busca pela nossa essência interior e da condução divina em nossas relações:
"O Espírito Santo, nessa hora, deve ser o anfitrião de tudo, das nossas relações. Porque quem julga é o Pai. O evangelho de Jesus vai dizer: 'Com a mesma medida com que medirdes, vós sereis medidos'."
O religioso também destacou o exemplo de São Francisco de Assis como modelo de conexão profunda com Deus, com o próximo e com a criação, convidando a comunidade a celebrar a vida que "pulsa franciscanamente nas paróquias".
A Importância do Intercâmbio entre os Frades
Para a paróquia local, a tradição de trazer pregadores convidados a cada dia da novena é vista como um momento de enriquecimento comunitário. O pároco, Frei Evandro Balestrin, expressou sua alegria com essa dinâmica:
"Receber figuras novas, frades novos, é muito importante para a nossa paróquia. Todo dia ter um frei novo e a gente poder conhecer e partilhar a vida deles conosco é fundamental."
Festa Popular e Gastronomia Típica no Pavilhão
Após as celebrações religiosas, as festividades continuaram no Pavilhão São Pedro, onde o público pôde desfrutar de um ambiente de confraternização e alegria. O tradicional jogo de bingo animou as famílias e amigos presentes.
A gastronomia típica de inverno também foi um dos grandes destaques da noite. Moradores e visitantes aproveitaram uma grande variedade de opções no cardápio, incluindo:
Pinhão cozido;
Pastéis de vários sabores;
Cachorro-quente caprichado;
Bebidas tradicionais como o quentão (com ou sem gemada).
A Voz da Comunidade
A resposta do público foi extremamente positiva. Mônica Macari Bertinatto, participante assídua do evento, compartilhou o seu carinho pela festa:
"Eu faço questão de vir todo ano para prestigiar e ajudar a igreja, e também para participar. Adoro o bingo e as comidas. Tudo o que eu provo é muito bom, não tem nada de ruim aqui."
O visitante Rafael Mingotti também elogiou a estrutura e o clima do evento, favorecido pelas noites frias de inverno:
"A quantidade de comida e o bingo são muito interessantes, é um evento tradicional. Eu gosto do pastel, do pinhão e o quentão também faz parte do nosso inverno. O clima está ajudando bastante."
As celebrações da Novena de São Pedro seguem com programação religiosa diária e atividades festivas abertas para toda a população.