Realizado na Casa de Formação Divino Mestre, o encontro deste ano trouxe como tema central: "Mestres da Esperança: Espiritualidade e Motivação na Prática Educativa".
Cuidar de quem cuida
O assessor diocesano da Pastoral da Educação, Padre Evandro Melo, destacou a importância de oferecer suporte emocional e espiritual para os docentes. Segundo ele, o evento foi desenhado justamente para refletir sobre o papel da educação sob a ótica da Igreja e para reacender a motivação desses profissionais.
"A gente percebe o quanto é necessário cuidarmos de quem cuida. Esse encontro foi pensado nisso (...) para que nós, não obstante as dificuldades do dia a dia dessa grande missão que é a educação, possamos ter sempre esperança e que Deus nos dê sempre a força de continuarmos realizando isso com paixão, com amor e com todo o entusiasmo de quando nós começamos", ressaltou o Padre.
Novo Plano de Ação Evangelizadora
Além dos momentos de reflexão e espiritualidade, o encontro serviu como ponto de partida para a implementação prática das diretrizes da Diocese. Foi debatido o Plano de Ação Evangelizadora, um planejamento pastoral que organiza as atividades locais e orienta o trabalho missionário.
Como os educadores são um dos grupos focais desse planejamento, o evento marcou o início dos trabalhos de uma equipe específica. Esse grupo terá a missão de pensar em novas formas de amparar os professores e, consequentemente, implementar ações integradas da Pastoral da Educação em todas as paróquias da região.